A ventosaterapia é um tratamento natural em que se utiliza ventosas, uma espécie de pequenos copos, para melhorar a circulação sanguínea em determinadas regiões do corpo. Para que a técnica faça efeito, as ventosas criam um vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo naquele local de aplicação. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

De forma mais explicativa, a ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse processo todo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores na pessoa que faz uso de ventosaterapia. Além disso, o tratamento pode ser voltado para celulite, já que o aumento da circulação de sangue pode reduzir os furinhos na pele.


Benefícios


A ventosaterapia pode ser indicada para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Entre os principais benefícios do tratamento com ventosas, estão:

Aumento da circulação sanguínea local;

Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;

Fortalece os vasos sanguíneos;

Aumenta a produção de líquido sinovial dentro das articulações;

Relaxa e acalma o corpo e a mente.

Local de aplicação da ventosa


É importante frisar que os copos, ou seja, as ventosas utilizadas para o tratamento não devem ser colocadas aleatoriamente no corpo do paciente. Desse modo, a ventosa não deve ser aplicada onde o paciente sente dor, mas sim na região posterior para refletir os órgãos, assim como ocorre na acupuntura.


Sendo assim, cada local aplicado nas costas reflete um órgão, e o fisioterapeuta ou acupunturista deve estar ciente disso quando aplicar a ventosa. Os pontos em que as ventosas são inseridas refletem órgãos como o pulmão, brônquios, coração, estômago, baço, rins, intestino e bexiga.


Como o procedimento é feito nas costas, normalmente, a pessoa se deita numa maca onde são colocadas 1, 2 ou várias ventosas no local a ser tratado. As ventosas podem ser colocadas somente em cima de uma contratura nas costas ou podem deslizar por todos os músculos das costas.

Apesar de favorecer a flacidez, este procedimento deve ser feito de forma exclusiva para eliminar os nódulos de celulite, mas deve ser usado num protocolo que envolva o uso de cremes reafirmantes e aparelhos como radiofrequência, por exemplo.

Quanto tempo aplicar?


O tempo de duração varia entre 5 e 15 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 8 sessões realizadas 1 vez por semana durante 8 semanas consecutivas. A aplicação só oferece risco quando é colocada com muita pressão ou é deixada parada por muito tempo podendo surgir bolhas de sangue no local. Caso isso aconteça o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

Contraindicações da ventosaterapia


Apesar de ser relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:

Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;

Varizes;

Feridas;

Febre;

Fratura no local a ser tratado.

O tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, principalmente se não existir supervisão médica. Além disso, outras situações não são contraindicações absolutas, mas, necessitam de mais atenção ao usar este tipo de tratamento sendo elas: pessoas com pressão alta descontrolada, logo após praticar exercícios e sua aplicação em áreas que não tenham uma boa camada muscular, tendo mais extremidades ósseas proeminentes.

Se você atua como fisioterapeuta e deseja ampliar seu conhecimento na área estética aumentando suas habilidades, conhecimento e claro, elevando seu ganho salarial, então, você precisa começar fazendo uma pós-graduação. Conheça a especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal, e faça a sua matrícula. Seja um especialista no assunto e se torne referência no meio profissional.



Fonte: Tua Saúde e Sou fisio

Imagem: 123RF