O pilates é uma prática que possui mais de 500 exercícios controlados, nos quais, buscam trabalhar a mente e todo o corpo. Os exercícios realizados são balanceados entre treino de força e flexibilidade, capazes de melhorar a postura, reduzir o stress e tonificar a musculatura. Diversos músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo com uma particular concentração no fortalecimento e estabilização do centro do corpo como o abdômen, as costas e a cintura pélvica.


Agora que você sabe do que se trata o pilates, tire suas dúvidas com as principais perguntas sobre este assunto.


Qual é o foco do pilates?


O foco do Pilates está na qualidade do movimento ao invés da quantidade, o que faz seus praticantes se sentirem revigorados e não exaustos depois dos treinos. O Pilates tem uma abordagem balanceada, então nenhum grupo muscular é sobrecarregado e o corpo trabalha de uma maneira eficiente, como um sistema holístico. Os exercícios do Pilates podem ser feitos sobre um colchonete, Mat Pilates, ou com equipamentos especializados como: Reformer, Cadillac, Ladder Barrel ou Chair.

Quais são os benefícios do Pilates?


Com aulas regulares, o Pilates traz os seguintes benefícios:

Aumenta a força, a flexibilidade e o equilíbrio;

Tonifica e fortalece os músculos;

Torna os músculos profundos do abdômen mais fortes, de forma a ajudar o centro do corpo;

Trabalha a mente e melhora da consciência corporal;

Cria padrões de movimentos mais eficientes, tornando o corpo menos propenso a lesões;

Reduz o Stress, alivia a tensão, aumenta a energia;

Restaura o alinhamento corporal e da postura;

Cria uma coluna espinhal mais forte e flexível;

Ajuda na recuperação de lesões;

Aumenta a amplitude de movimento das articulações;

Melhora a circulação sanguínea;

Eleva a coordenação neuromuscular;

Oferece alívio para dores nas costas e nas articulações;

Corrige o treino excessivo em grupos musculares que podem levar a lesões;

Aprimora a mobilidade, agilidade e potência;

Complementa treinos esportivos e desenvolve a capacidade física para atividades da vida diária;

Melhora a qualidade do sono;

Ajuda na parte sexual.

Qual é a idade ideal para praticar o pilates?


O Pilates pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapêutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Alguns movimentos avançados e sequências podem exigir muita energia e habilidade, enquanto outros podem ser realizados por quase qualquer pessoa. Então, ele é mais uma questão de condição física do que idade. Em alguns casos, uma pessoa com 75 anos consegue realizar um movimento no Cadillac enquanto um jovem de 20 anos não faz um simples rolamento para baixo.

Qual é a contraindicação desta prática?


O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contraindicações. Além disso, a prática é recomendada para pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.

Qual é a duração de uma aula de Pilates?


Normalmente, a aula tem duração de 55 minutos.

Praticar pilates ajuda a corrigir postura?


Sim, inclusive, este é um dos principais benefícios do Pilates. Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado a postura é corrigida e consequentemente a saúde melhora.


Qual é a melhor opção: Studio ou Mat Pilates?


Não é uma questão de um ser melhor que o outro. Os fundamentos do Pilates podem ser realizados tanto no Mat quanto nos equipamentos e grandes resultados podem ser alcançados através de movimentos básico, intermediários ou avançados. Dessa forma, diversos equipamentos como o Reformer, Cadillac e Chair incorporam a resistência das molas e trabalham os músculos de forma concêntrica e excêntrica, tonificando, esculpindo e alongando de maneira segura. Alguns acessórios como bandas elásticas, fitness circle e bolas também possibilitam uma ampla variedade de exercícios que respeitam os fundamentos do Pilates.

Um completo e satisfatório programa de Pilates pode envolver apenas exercícios sem acessórios ou utilizar vários deles. Cada sessão oferece uma ampla variedade de exercícios de forma que nenhuma aula é igual a outra.

Com que frequência deve ser a prática do pilates?


Uma vez por semana é melhor do que ficar sedentário, mas, 2 vezes é muito melhor do que apenas uma. Se a pessoa tiver disponibilidade, 3 vezes por semana é o ideal, pois você consegue estimular o seu corpo com uma boa frequência e ainda promove o descanso necessário com um dia de folga entre as sessões.

Praticar também algum tipo de atividade cardiovascular como caminhada, andar de bicicleta ou natação são boas opções para quem tem mais disponibilidade. Quanto mais regular e consistente for a prática de pilates, mais rápido a pessoa alcançará os resultados desejados. Geralmente eles aparecem depois de 10 a 15 aulas.

Pilates ajuda no emagrecimento?


Como o aumento da massa muscular faz com que mais calorias sejam queimadas, a prática de pilates ajuda sim a eliminar peso. Mas, o foco do exercício também deve ser a conquista do equilíbrio entre o corpo e a alma, ganho de flexibilidade, diminuição gradativa do estresse, melhora na postura e prevenção de problemas de saúde como hipertensão e diabetes, pois estes são resultados alcançados por quem decide passar algumas horas por semana praticando a técnica, criada em 1929 por Joseph Pilates.

Além disso, o pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado. Após um mês de aula, o praticante já começa a perceber alguns resultados. Em uma hora de aula, é possível eliminar de 200 a 400 calorias, de acordo com os exercícios praticados.

Grávidas podem fazer pilates?


De maneira geral, exercícios moderados são saudáveis para mulheres com uma gravidez sem risco, mas é importante se atentar sobre algumas precauções:

- Não force muito os músculos abdominais para evitar a separação dos músculos abdominais;

- Tome muito cuidado com a coluna lombar, que pode ser tencionada pelo peso do feto;

- Evite os exercícios que requerem que você deite de costas, pois esta posição pode comprometer o sistema circulatório da mãe e do feto;

- Esteja consciente de que seu centro de gravidade e seu senso de equilíbrio foi modificado;

- Não inicie uma atividade totalmente nova no primeiro trimestre.

Contudo, vários exercícios de alongamento e fortalecimento do pilates podem ser bons para o corpo e a mente da mulher durante a gravidez. E importante: durante a gravidez, somente pratique pilates sob a orientação de um instrutor que tenha sido especialmente treinado para ensinar mulheres em tal condição.

Assim como a prática de exercício, os cuidados com a aparência facial e do corpo também são essenciais. É por esse motivo que a área da saúde estética tem crescido ano após ano gerando rentabilidade e crescimento das empresas.


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Fonte: Pure Pilates

Imagem: 123RF