A fisioterapia dermato funcional é uma área que estuda os efeitos que a terapia tem nas disfunções estéticas do corpo humano, aplicando exercícios que têm o objetivo de reabilitar o corpo do paciente. Dessa maneira, esta área atua com as características dermatológicas de cada pessoa, estudo dos tecidos humanos, assim como as melhores condições de funcionamento.

Os tratamentos são realizados por meio de aplicação externa, seja no rosto ou no corpo do paciente. Assim, a fisioterapia dermato funcional ou estética possui atuação em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas como mamoplastia e abdominoplastia, além de tratamentos de celulites, estrias, flacidez, entre outros.

Os recursos aplicados incluem uso de terapia manual, por meio de massagens redutoras ou relaxantes, drenagem linfática manual; tratamentos para limpeza de pele e peelings, e outros recursos como lasers de baixa potência.

Esta modalidade da fisioterapia realmente reabilita a função da pele, mas também devolve a pele sua estética. Assim, existe a possibilidade de melhorar o bem estar e qualidade de vida, mas também intervir sobre a autoestima e emocional.

Benefícios


Entre os benefícios que podem ser alcançados por homens e mulheres, jovens e idosos, estão:


Redução de cravos e espinhas por meio da limpeza de pele;

Melhora de manchas na pele com uso dos peelings;

Redução de medidas e gordura localizada através da terapia manual e outros recursos eletroterapeuticos;


Rejuvenescimento de peles mais envelhecidas e com linhas de expressão;

Reabilitação em pré e pós cirúrgico de cirurgias estéticas;

Melhora de flacidez da pele;

Combate a celulite;

Tratamento de estrias;

Melhora da circulação do sangue, redução do edema e do líquido retido.

Como atuar na área estética como fisioterapia?


Apesar de ter adquirido conhecimentos importantes na graduação como de anatomia, fisiologia, biofísica, biomecânica, recursos terapêuticos instrumentais e manuais, é essencial fazer uma especialização em estética.


Sendo assim, se você atua como fisioterapeuta e deseja ingressar na área estética conheça e se matricule na especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada do Incursos. Amplie seu conhecimento, seja um (a) profissional capacitado (a) e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Negócios de Saúde e iMedicina

Imagem: Envato Elements