O envelhecimento facial é caracterizado pelas mudanças da pele, músculos da expressão facial e fáscias musculares o que provoca a flacidez dos tecidos e a formação de rugas. Outro local afetado que leva o surgimento de sulcos e ptose facial é o sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS), que é a continuação das fáscias aponeuróticas que revestem os músculos em todo o corpo humano. O SMAS é responsável pela sustentação do tônus facial, pois está diretamente ligado a pele, quando tracionado causa efeito lifting devido ao tracionamento da pele. O lado bom é que essa flacidez dos tecidos pode ser corrigida por meio de diversos recursos cirúrgicos e terapêuticos.

Nesse sentido, a fisioterapia utiliza um recurso capaz de reduzir esse sinal de ptose facial chamado de terapia manual. Esse tratamento não é somente uma especialidade para utilização de técnicas de mobilização passiva, os terapeutas manuais utilizam vários procedimentos como:

Massagem de tecidos moles;

Facilitação neuromuscular proprioceptiva;


Estabilização segmentar;

Manipulação de alta velocidade;

Mobilização articular e mobilização de fáscia.


A mobilização de fáscia ou liberação miofascial é uma técnica que atua com mobilizações manuais da fáscia visando alongá-las e liberá-las de aderências. Devido à plasticidade do tecido conjuntivo, essa técnica é capaz de alterar sua morfologia gerando adaptações aos estímulos mecânicos.

Essa possibilidade de mudança na estrutura da fáscia por meio da terapia manual pode ser responsável pelo seu tracionamento e seu suposto ‘‘efeito lifting’’, no qual, é muito realizado nas clínicas de estética. Dessa forma, a terapia manual feita na face com foco estético também tem ganhado cada vez mais espaço nas clinicas de Fisioterapia Dermatofuncional por ser uma técnica de baixo custo e com efeito imediato. Porém, para sua execução, os profissionais precisam ter conhecimento especifico e habilidade.

Portanto, se você atua como fisioterapeuta e deseja ampliar seu conhecimento estético para melhor atender seus clientes, esse é o momento certo para fazer sua pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Aprenda muito com o módulo de Terapias manuais em estética facial, e vários outros que vão fazer de você um (a) especialista preparado (a) para atender com excelência no meio profissional.


Fonte: Negócio Estética

Imagem: 123RF