O ato de envelhecer é algo extremamente natural, mas, com o passar do tempo a ausência de exercícios e a chegada da idade fazem com que o corpo fique mais limitado, gerando cansaço em atividades consideradas simples. Por isso, é importante procurar se movimentar e manter um ritmo de exercícios ao longo da semana. A vantagem é que dá para fazer isso no conforto de casa, melhorando assim o equilíbrio, a coordenação e a mobilidade, além de reduzir o risco de queda.


No entanto, é importante consultar um médico antes para que seja realizada uma avaliação geral, de forma a adaptar cada exercício ao histórico clínico, como presença de doenças cardiovasculares ou pulmonares. Além disso, antes e depois dos exercícios é importante alongar para aquecer todos o corpo e prevenir o aparecimento de lesões.

A lista de exercícios a seguir deve ser feita, no mínimo, 3 vezes por semana, de preferência sob orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física, e deve ser interrompido se o idoso começar sentindo dor ou desconforto durante a sua realização.

Agachamento


Com os pés ligeiramente à largura dos ombros, deve-se estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre retas. Voltar à posição inicial e repetir 10 vezes.

Neste exercício, é muito importante que os joelhos nunca fiquem à frente dos pés e, por isso, deve-se empurrar o bumbum para trás o máximo possível. Caso não se consiga descer muito, deve-se descer até ao máximo possível e, aos poucos, ir descendo mais um pouco.

Bíceps com halteres


Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um halter em cada mão, com os dedos virados para a frente, e levantar os pesos lentamente em direção aos ombros, mantendo os braços e cotovelos perto do corpo, voltando lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.


Prensa de ombros


Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos até ficarem ao nível dos ombros. A seguir, empurrar lentamente os halteres para cima da cabeça até os braços ficarem esticados, mas ligeiramente dobrados, e voltar lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.

Joelho ao peito


Deitado no chão, em um pequeno colchão de fitness, dobrar uma das pernas até perto do peito, segurar o joelho com as mãos e manter por 5 a 10 segundos. Depois, trocar de perna e repetir esses movimentos 10 vezes.

Degraus no step


Colocar um dos pés num step ou num degrau de escada e levantar a outra perna lentamente para cima do step ou do degrau. A seguir, abaixar lentamente a perna de volta para o chão. Repetir 10 vezes para cada perna.


Se você atua como fisioterapeuta e deseja ampliar seu conhecimento e suas técnicas profissionais para atender pacientes idosos, então esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Somente hoje, o Incursos está de Black Friday com 50% de desconto na matricula e nas mensalidades. Matricule-se na especialização em Gerontologia, Dimensões Biológicas, Psicológicas e Sociais no Incursos. Suba mais um degrau em sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: 123RF