O rejuvenescimento intimo é uma técnica que vem sendo muito utilizada pelo público feminino com objetivos, médicos ou estéticos na vulva, grandes lábios, pequenos lábios e vagina. Os procedimentos são realizados porque com o passar do tempo as fibras presentes na mucosa vaginal e na região genital vão envelhecendo assim como em todo o corpo. A área intima também fica mais vulnerável a ações de diversos fatores, como gravidez, obesidade, e o ressecamento provocado pela menopausa.

Dessa forma, as principais técnicas e procedimentos estéticos utilizados para que o processo de rejuvenescimento intimo ocorra são:

Laser vaginal e vulvar;

Radiofrequência vaginal e vulvar;

Terapia de reposição hormonal;

Cirurgias como a ninfoplastia;

Peeling para clareamento íntimo;

Preenchimento de grandes lábios;

Fisioterapia pélvica e exercícios de pompoarismo.

Em relação a idade para começar algum tipo de tratamento íntimo, boa parte das mulheres costumam perceber alterações a partir dos 30 anos quando o colágeno de todo o corpo começa a diminuir. Essa perda fica mais evidente com o climatério e, principalmente na menopausa, pela diminuição do estrogênio, determinando em algumas mulheres o aparecimento de sintomas.


Entre as principais indicações de mulheres que procuram pelo rejuvenescimento intimo estão:


Falta de lubrificação na vagina;

Pele da vagina fina e frágil;

Dor na relação sexual (profundidade e no vaginismo);

Ardência ou coceira na vagina;

Aumento da libido e da satisfação sexual;

Mudança no PH da vagina favorecendo o corrimento;

Incontinência urinária leve;

Aumento da frequência urinária;

Urgência miccional;

Infecção urinária de repetição;

Assimetria de pequenos lábios;

Hipertrofia de pequenos lábios;

Clareamento da região vulvar perianal e virilha.

Aumento da autoestima;

Satisfação com o próprio corpo.

Laser vaginal e vulvar


Quando o laser é utilizado ocorre um dano térmico controlado no local e, assim, estimula o organismo a produzir colágeno e vasos sanguíneo no local em que foi aplicado. Além disso, os lasers mais usados para tratamento intimo são o Laser de CO2 e o Laser de Erbium. Apesar dos dois serem eficazes, o Erbium é mais versátil, causa menos desconforto durante os procedimentos e menor chance de hiperpigmentação quando comparado com o laser de CO2.

Radiofrequência vaginal e vulvar


A radiofrequência utiliza uma energia eletromagnética para de maneira semelhante ao laser, promover um dano térmico controlado e estimular o surgimento de vasos sanguíneos e colágeno.

Preparo para o procedimento de laser e radiofrequência


Depilação entre 3 e 5 dias antes do procedimento;

Não estar menstruada;

Exame de Papanicolau recente e normal;

Pesquisa de HPV vulvar negativa;

Nas mulheres com história de herpes genital, realizar profilaxia medicamentosa.

Contraindicação para o tratamento


Infecção ativa por HPV, seja no colo ou na vulva;

Gravidez;

Usuária de marcapasso;

Papanicolau alterado.

Orientações após o tratamento:


Abstinência sexual de 7 dias;

Hidratante na parte externa;

Compressa fria com chá de camomila;

Associar estrogênio tópico após o procedimento se houver indicação.

Resultado após o tratamento


Após realizar o rejuvenescimento íntimo, a parte externa da região intima costuma ficar vermelha e entre 2 e 3 dias pode aparecer pequenos pontinhos marrons, ou seja, as casquinas da aplicação do laser ou da radiofrequência, que desaparecem e não deixam marcas entre o quinto e sexto dia.

Depois de uma semana ainda não dá para perceber que o procedimento foi realizado.

A mulher começa a perceber os resultados a partir de 15 dias.

O número de aplicações necessárias pode variar, mas normalmente costuma ser em torno de 3 com a possibilidade de manutenção 1 vez por ano.

Peeling


Bastante usado para o clareamento da região vulvar, perianal e virilhas. O procedimento estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada e pode ser feito com o uso de enzimas ou ácidos.

O peeling enzimático, também usado, costuma trazer resultados de forma mais lenta, mas, praticamente não há risco de hiperpigmentação rebote, como acontece com os ácidos.


O laser e a radiofrequência também podem ser utilizados como alternativas ou em associação para o clareamento íntimo.

Preenchimento íntimo


Geralmente realizado nos grandes lábios, o preenchimento intimo utiliza ácido hialurônico que devido ser absorvido com o tempo fazem com que os efeitos durem cerca de um ano.


Depois do procedimento, recomenda-se evitar a atividade sexual por uma semana e massagear o local por dois ou três minutos, pelo menos quatro vezes por dia nas primeiras 72 horas para um efeito mais uniforme.


Fisioterapia e exercícios de pompoarismo


A fisioterapia e os exercícios de pompoarismo podem ser utilizados para melhorar a sensibilidade da vagina e aumentar o controle da musculatura pélvica.

A mulher fica com mais controle tanto para contração quanto para o relaxamento, diminuindo sintomas do vaginismo, melhorando a satisfação sexual, além de fortalecer a musculatura perineal, sendo utilizada para o tratamento da incontinência urinária leve.

Benefícios


No que diz respeito aos benefícios proporcionados pelo rejuvenescimento intimo a obstetra e ginecologista Patricia Gonçalves diz o seguinte: "Cerca de 80% das pacientes tratadas relatou redução no ressecamento, sensação de ardor e dor durante relação sexual, o que contribui para uma melhora na qualidade de vida. "


Valor


"....o tratamento consiste em três sessões, com intervalo de 30 dias. Esse tratamento é realizado em consultório, dada à sua simplicidade. A duração do tratamento é basicamente 30 minutos entre o preparo até a finalização da aplicação do laser. O custo do procedimento pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.600 reais", esclarece Patricia.


Se você atua na área da saúde e deseja entrar na área da estética ou ampliar suas técnicas profissionais para melhor atender suas clientes, saiba que o Instituto Monte Pascoal conta com uma pós-graduação que contém o módulo de Tecnologias para Epilação e Técnicas para Rejuvenescimento Íntimo. Quer saber mais? Então, conheça e faça já sua matricula na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe seu conhecimento e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Dr. Fernando Guastella e Quem

Imagem: 123RF