A área de fisioterapia é composta por vários campos de atuação e um deles é a fisioterapia funcional que atua na reabilitação e na recuperação das capacidades motoras, na qual, em muitos casos provoca dores no corpo. O método usa diversas formas de exercício com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade funcional da pessoa, capacitando sua habilidade de desenvolver as atividades rotineiras ou esportivas. Por isso, confira os benefícios que a fisioterapia funcional podem trazer ao corpo.


Ajuda a recuperar lesões ortopédicas


Segundo a fisioterapeuta, Suelen Souza, vários tipos de lesões podem ser recuperadas e que o ato de se exercitar possibilita a prevenção ou a melhora das incapacidades que a pessoa possui, sejam elas patológicas ou não. Além disso, ela ressalta que as lesões podem ser neurológicas, traumato-ortopédicas, respiratórias e até mesmo um caso de reeducação postural.

O fisioterapeuta Rodrigo Salgado explica que antes de iniciar o tratamento, o paciente precisa tratar a dor primeiro por meio da fisioterapia convencional e só assim avançar para a prática funcional, que vão prevenir novas lesões e sanar de vez o problema. Isso porque, de acordo com o profissional os exercícios funcionais recuperam a lesão mas, não trata, como por exemplo, os casos de lesão de ligamento do joelho e a hérnia de disco.

Aumenta a força e o equilíbrio


Os exercícios funcionais recomendados pela fisioterapeuta estimulam a propriocepção, que nada mais é do que a capacidade de perceber o próprio corpo, sua posição e orientação no ambiente ao redor. O tratamento é específico e diferente de um paciente para outro porque vai de acordo com as necessidades de cada um. São exercícios que utilizam o peso do corpo e alguns acessórios para agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar, se equilibrar e girar.


Outro detalhe que a fisioterapeuta Suelen destaca é que a tratamento funcional é indicado para todas as pessoas sejam elas, jovens, adultos, idosos, atletas ou sedentários, pois, os benefícios proporcionados vão além das lesões.

Principais benefícios


Aumenta a força muscular;

Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;

Desenvolve condicionamento, resistência e agilidade;

Desenvolve a percepção dos movimentos;

Acelera o metabolismo e queima gordura;[

Correção da má postura e desequilíbrios musculares;

Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral);

Alivia o estresse;

Melhora as estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.

Se você atua na área da fisioterapia e deseja ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho, então, matricule-se na especialização em Gerontologia, Dimensões Biológicas, Psicológicas e Sociais no Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne um especialista no assunto.



Fonte: Cuidados pela vida e Catraca Livre

Imagem: 123RF