A massagem proporciona uma sensação de relaxamento e alivia momentaneamente a dor nas costas, mas isso a maioria das pessoas sabem. O que muitos não sabem é que há muitos benefícios além disso. A técnica milenar ajuda no tratamento de diversos problemas físicos e psicológicos que prejudicam a saúde. Normalmente, a pessoa sente uma melhora na primeira sessão, mas o ideal é realizar massagens de uma a duas vezes por semana. As sessões variam conforme o objetivo e a técnica usada.


De maneira geral, o profissional mais recomendado para a pratica de massagem corporal é o fisioterapeuta que possui conhecimento terapêutico para a realização do procedimento. Nesse sentido, conheça os principais tipos de massagem que os profissionais da área executam e saiba qual é a função de cada uma delas para o nosso corpo.

Shiatsu


De origem japonesa, tem como objetivo atingir os pontos dos meridianos, que são os canais de energia que percorrem o corpo. Proporciona bem-estar, ajuda a combater a insônia e a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores nas costas causadas pela má postura.


Relaxante


A técnica é aplicada com movimentos suaves, contínuos e ritmados, utilizando apenas as mãos e os óleos vegetais, que facilitam a execução da massagem. O objetivo é soltar a musculatura do corpo e estimular a produção de hormônios que causam o relaxamento. Indicada para combater ansiedade, depressão, insônia, dores musculares, melhorar o sistema imunológico e a circulação, entre outros.


Drenagem linfática


Esse tipo de massagem auxilia na eliminação das toxinas do corpo e na remoção de resíduos tóxicos depositados nos músculos, diminuindo o inchaço. Ajuda também no aumento do tônus muscular e hidrata, deixando a pele mais bonita e macia.


Reflexologia


Usando os dedos e os nós das mãos, o terapeuta promove o relaxamento, pressionando determinadas áreas das mãos e dos pés, ligadas a cada um dos órgãos. Desse modo, a energia circula melhor, o sistema nervoso se reequilibra, colaborando para reduzir o estresse e a dor.


Do-in


Nessa massagem, é preciso pressionar os pontos utilizados na acupuntura. É uma prática simples, que pode dar grandes resultados quando feita corretamente. Entre todas as práticas, é a única que pode ser aplicada pela própria pessoa em si mesma, desde que se tenha um conhecimento básico da técnica.


Cuidados


As sessões de massagem que duram entre 30 e 50 minutos não precisam necessariamente de recomendação médica. Entretanto, o ideal é passar por uma avaliação de um profissional da área para que ele indique o tipo de massagem adequado para cada caso. Além disso, se a massagem não oferecer nenhum resultado positivo, é melhor passar por uma avaliação médica. Isso porque uma massagem feita sem técnica ou de forma inadequada pode provocar danos à saúde e agravamento de alguns quadros já existentes no corpo.

Se você atua na área da fisioterapia e deseja aprimorar seus conhecimentos, conheça as especializações que a Incursos oferece para sua área. Se torne um especialista e seja destaque no meio profissional.



Fonte: UOL

Imagem: Envato Elements