Diversos profissionais da área da saúde estão trabalhando em ritmos constantes para combater a pandemia do novo coronavírus. E os fisioterapeutas fazem parte dessa equipe que atua na linha de frente, cuidando tanto da parte respiratória, como da questão motora dos pacientes. Os principais sintomas que levam à internação pela Covid-19 são falta de ar e falta de oxigenação. Nesses casos, é papel do fisioterapeuta fornecer todo o suporte necessário.


Os profissionais da área de fisioterapia são responsáveis pela intubação, auxiliando o médico, como no decorrer do tratamento, monitorando a ventilação mecânica, adaptando o paciente ao ventilador e fazendo a programação do uso de acordo com a necessidade de cada quadro em que o paciente se encontra.


Adriana Siqueira, professora do curso de fisioterapia do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), em Caruaru, atua nas áreas de fisioterapia respiratória, cardiovascular e UTI, e destaca a atuação profissional. "Como o paciente fica pelo menos três semanas com a ventilação mecânica, quando ele estiver apto para voltar a respirar sozinho vai sentir dificuldade para sentar e andar, por exemplo", explicou.

Segundo a professora a retirada da intubação também é um trabalho feito por fisioterapeutas assim como ajudar na remoção de secreção além de usar técnicas para a recuperação. " Como geralmente é desenvolvida uma síndrome pós terapia intensiva que pode durar cinco anos, é fundamental ter uma reabilitação adequada" ressaltou.


Adriana está trabalhando no combate ao Covid-19 no Hospital Oswaldo Cruz, referência para o tratamento da doença no Recife. Ela explicou como está a situação por lá: "O cenário atual é de difícil enfrentamento, por ver muitos profissionais e colegas de trabalho adoecendo e sendo afastados do trabalho e da família. Mas o lado gratificante é poder contribuir para o enfrentamento do coronavírus" concluiu.

Se você atua na área da saúde e quer aprimorar melhor suas técnicas profissionais e fazer a diferença no mercado de trabalho comece sua pós-graduação na Incursos. São diversas especializações para você aperfeiçoar e aprimorar seu conhecimento.



Fonte: G1

Imagem: Freepik