Você não precisa de uma academia tradicional para continuar seu treinamento!

Cuidar da saúde é indispensável para quem quer ter qualidade de vida, e os exercícios físicos estão diretamente ligados a isso. Quem os pratica pode ter mais disposição, vitalidade e resistência física, além dos benefícios para a mente, como motivação, bom humor e controle de ansiedade.

Porém, seja por falta de adaptação, limitações no orçamento, no horário ou por outros motivos, é comum que alguns praticantes tenham que abandonar a academia de forma temporária ou permanente. Isso, porém, não significa que sua rotina de exercícios tenha que ser deixada de lado, pelo contrário!

Existem outras alternativas que te permitem manter a vida fitness com toda a qualidade, conforto e segurança que você precisa e merece. Vamos conferir a real importância de praticar exercícios físicos, para motivá-lo a permanecer com este projeto, e as melhores alternativas para oferecer o que precisa!

Qual é a importância de ter uma vida ativa?

Essencial. Quem pratica exercícios físicos desfruta de uma série de benefícios para o corpo e a mente, o que pode aumentar a longevidade e melhorar consideravelmente a qualidade de vida.

Alguns dos principais impactos positivos que a prática de exercícios físicos traz para a saúde são os seguintes:

• Ajuda na perda de peso através da energia que é gasta durante as atividades;

• Aumenta a força dos ossos e músculos;

• Melhora os níveis de energia para pessoas saudáveis ou que tenham algum tipo de doença que aumenta o cansaço;

• Contribui para uma melhor saúde da pele;

• Ajuda na saúde do cérebro e na memória, graças ao maior fluxo de oxigênio e sangue ao cérebro e à produção de hormônios que aumentam o crescimento de células cerebrais;

• Melhora os níveis de relaxamento e a qualidade do sono;

• Diminui a sensação de dor, inclusive em casos de dor crônica nas costas e fibromialgia, por exemplo;

• Melhora o bom-humor e diminui os sentimentos negativos, como depressão, ansiedade e estresse.

Muitos estudos já confirmaram os benefícios citados, e um deles é o "Health benefits of physical activity: the evidence", publicado no Canadian Medical Association Journal (CMAJ).

Nele, concluiu-se que há evidências irrefutáveis da efetividade de atividades físicas regulares na prevenção primária e secundária de várias doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão, além de prevenir a morte prematura.

Logo, não restam dúvidas de que é essencial manter uma vida saudável e ativa, manter essa rotina é fundamental para que você desfrute de muito mais qualidade em seus dias, o que pode ser feito inclusive fora da academia.

Quais são as melhores alternativas para se exercitar fora da academia?

Pode ser que você não esteja se lembrando no momento, mas acredite: oportunidades não faltam!

Parques

Sua cidade deve ter um parque ou espaço parecido com ele, seja maior ou menor. Pois bem, você tem aí um verdadeiro ginásio a céu aberto, com inúmeras possibilidades para manter sua saúde em dia.

Você pode aproveitar a trilha disponível ou até mesmo percorrer o caminho que preferir em uma corrida ou caminhada, que será bem diferente do que está acostumado na academia, já que a paisagem dará aquela dose adicional de motivação e descontração.
Para exercitar os músculos, pode-se aproveitar os equipamentos de academia ao ar livre ou, se não estiverem disponíveis neste parque, o próprio solo ou uma área com gramado, onde é possível fazer flexões, agachamentos, abdominais e outros exercícios com o auxílio do peso do seu corpo.

Praias

Se você tem o privilégio de morar em uma cidade litorânea, as oportunidades para se exercitar também são especiais. Afinal de contas, não há nada igual que cuidar do corpo e da mente enquanto se olha para a paisagem do mar e se sente aquela brisa inigualável.

Você pode fazer corridas ou caminhadas com o pé na areia ou, se preferir, na calçada, onde a paisagem e a brisa ainda farão parte da experiência, embora com outro tipo de solo. Também é possível nadar por alguns minutos para exercitar os músculos e melhorar a mobilidade, bem como realizar exercícios funcionais na areia, que são aqueles que usam os padrões de movimento do corpo humano e não precisam de equipamentos.

Academias ao ar livre

Por fim, a alternativa que mais se aproxima das academias tradicionais são ao ar livre, com equipamentos seguros, ergonômicos e confortáveis que se adequam às pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos.

Encontradas em parques, praças, calçadas de praias e outras áreas públicas, elas proporcionam uma genuína experiência de academia, com a diferença de que ficam em lugares abertos, o que permite que as atividades físicas sejam realizadas em um ambiente distinto.

Entre os aparelhos disponíveis, é possível exercitar a musculatura do tronco, das costas e dos membros superiores e inferiores, além do condicionamento físico, tudo isso com o peso do seu corpo e resultados bem positivos já a curto prazo, que farão com que você não sinta nenhuma falta das academias tradicionais.

Praticar exercícios sem uma academia é perfeitamente possível!

Oportunidades existem para poder se exercitar sem precisar recorrer a uma academia tradicional, embora elas nem sempre passem por nossa mente, e essas são apenas algumas delas. Depois de conhecê-las mais a fundo, é certo que você terá alternativas de sobra para manter a saúde do corpo e da mente. Seja na praça, no parque, no quarteirão da sua casa, no quintal ou em uma academia ao ar livre, compare as opções disponíveis e escolha a que mais lhe agrada, só não deixe de se exercitar!


Por Beatriz Souza, SEO Marketing