Atualmente todo mundo ouve que tem que fazer atividade física. Faz bem à saúde, melhora a pressão, o colesterol, as taxas glicêmicas e o peso. Tudo isso é verdade e até aqui nenhuma novidade.

A grande noticia é que inúmeros estudos no mundo estão provando que a atividade física AERÓBICA está intimamente ligada à neuroplasticidade.


Neuroplasticidade são modificações, adaptações das propriedades estruturais e funcionais do cérebro humano quando solicitado a responder a desafios e novos aprendizados.


Há claras evidências que a atividade física facilita a neuroplasticidade e por consequência, a cognição. O envelhecimento saudável requer cérebro e músculos em dia!

A intensidade não precisa e nem deve ser grande. Lembrando que atividade leve é aquela que você faz e não cansa, a moderada é aquela que você faz mas cansa e a intensa é aquela que você interrompe pelo cansaço.


Exercícios leves a moderados são os ideais para a promoção da saúde. Alguns estudos demonstraram que grupos controle após 1 ano de atividade física aeróbica teve um aumento de 2% do volume do hipocampo, região cerebral que tende a diminuir com o envelhecimento e está atrofiada na demência.


Seria esse o caminho da prevenção da Demência de Alzheimer? Parece que é um bom começo! E quando começar? Hoje, agora, o quanto antes.

Na ausência de drogas modificadoras da doença, correr, caminhar, jogar tênis, pedalar, nadar e dançar parece uma boa forma de prevenção. A associação de atividades físicas e estimulação cognitiva como jogos, quebra-cabeças, jogos de lógica melhoram a memória tardia, as habilidades e o tempo de execução de tarefas.

Novidade? Sim e não!

Hipócrates, 450 anos A.C. escreveu " as partes do corpo que tem função, se usadas com moderação e exercitadas nas funções a que estão adaptadas, tornam-se desenvolvidas e ENVELHECEM LENTAMENTE. .. Quando inúteis, ficam mais predispostas a doenças, crescem com defeitos e ENVELHECEM RAPIDAMENTE "

Incrível tanta sabedoria sem nenhuma tecnologia!
Viva Hipócrates e sua velha porém atualíssima genialidade!
Para o corpo ação
Para o cérebro oxigenação
Para a mente meditação


Fonte de texto: www.geriatrarobertafranca.com.br

Fonte de imagem: www.hong.com.br