No Brasil temos hoje mais de 120 milhões de usuários na internet, dos quais 90% utilizam redes sociais como Facebook e Instagram.

Nesse artigo iremos abordar medidas a nível estratégico para o negócio, de como se posicionar na internet e quais canais ou ferramentas podem ser utilizadas.

Defina o público alvo da sua clínica ou consultório


Essa é a primeira etapa em qualquer planejamento de marketing, definir e saber qual o perfil ideal do seu cliente. Com isso você irá direcionar todo sua comunicação e ações de publicidade para esse público.

Para definir o seu público é necessário ter bem claro os serviços que serão prestados, entender as características e comportamento dos seus clientes, definir o posicionamento em relação ao mercado, se o seu serviço será popular ou voltado para classes de maior poder aquisitivo e ainda conhecer a região onde a sua clínica está inserida.

Por exemplo, os serviços da sua clínica podem ser voltados para idosos, para crianças ou oferecer serviços de estética, que é direcionado para mulheres, na maioria dos casos. Além disso, você pode oferecer serviços de qualidade e com isso praticar preços mais altos ou então praticar valores acessíveis voltados para classes C e D. Também é importante considerar sua localização e a área de atuação da sua clínica.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você possui uma clínica de estética na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e possui equipamentos de última geração que lhe permitem oferecer serviços de alta qualidade. Com essas informações podemos sugerir que o seu público serão mulheres das classes A e B e qualquer divulgação do negócio será direcionada para mulheres na faixa de idade de 25 a 55 anos que trabalham ou moram na região sul da cidade do Rio de Janeiro e tenham alto poder aquisitivo, além de interesse em beleza e estética.

Com o seu público alvo bem definido, todas ações de marketing e comunicação na internet devem estar alinhadas com o perfil do seu público.

Mantenha o website da sua clínica sempre atualizado


Além, claro, de desenvolver um website de qualidade, que seja responsivo e acessível para dispositivos móveis, é fundamental acrescentar informações completas sobre o negócio e manter o website sempre atualizado.

Informações e funcionalidades necessárias para o website são:
• Áreas de atuação da clínica dentro da Fisioterapia
• Descrição completa dos serviços oferecidos
• Métodos, técnicas, equipamentos e tecnologias utilizadas
• Equipe e a formação e experiência dos profissionais
• Resultados gerados a partir do serviços
• Endereço completo e horários de atendimento
• Formas de contato e informações de redes sociais
Também é possível disponibilizar informações complementares e até mesmo formas de relacionamento com seus clientes, como:
• Depoimentos de clientes
• Agenda de atendimentos com possibilidade de agendamento pelo website
• Integração com redes sociais
• Conteúdo como dicas relacionadas ao serviços oferecidos
Quanto mais informações e funcionalidades o website oferecer, melhor. Além da satisfação dos usuários, o site deverá ficar bem posicionado para resultados de busca relacionados.

Um opção acessível e prática para criação do website para sua clínica ou consultório é a utilização do módulo de Website Personalizado do ZenFisio. Por um custo muito baixo é possível criar um site completo e personalizado, com informações do seu negócio, serviços prestados, imagens, equipe, horários de atendimento e muito mais. O site é criado dentro do sistema de buscas BuscaFisio e o gerenciamento do conteúdo é feito via painel de controle integrado ao ZenFisio.

O website personalizado do ZenFisio pode ser contratado em conjunto com um dos planos do sites com desconto ou somente a criação do site. Veja um modelo de como pode ser o ser website.

Crie um blog e publique conteúdo de qualidade regularmente


Sendo a fisioterapia uma área da saúde e os serviços estão quase sempre ligados ao bem-estar, qualidade de vida ou estética, talvez o principal para a sua clínica e para os profissionais da área é a credibilidade e confiança no negócio e profissionais.

Para gerar essa credibilidade e confiança, umas das melhores formas é compartilhar conteúdo de qualidade relacionado aos serviços que a sua clínica ou estética oferece, por exemplo descrevendo os métodos e técnicas utilizadas e os resultados gerados. Também pode ser divulgado casos de sucesso com depoimentos de clientes recomendando os serviços. Esses conteúdos vão gerar a sensação de autoridade na sua área de atuação e com isso maior confiança dos clientes.

Os conteúdos do blog também irão contribuir e muito para que sua clínica seja encontrada a partir de buscas na internet. Segundo o Google, a cada 20 pesquisas realizadas, 1 é relacionada a saúde. Considerando que temos mais de 100 bilhões de buscas diárias, com certeza em muitas dessas buscas seu blog ou site pode aparecer nos primeiros resultados das buscas e ser encontrado por um potencial cliente.

Outro ponto importante é que o conteúdo seja apenas informativo, sem nenhum ou pouco caráter promocional. É muito mais efetivo adquirir clientes pela confiança na qualidade do serviço do que por promoções ou propaganda direta.

O conteúdo publicado no blog também pode ser usado para ser divulgado nas redes sociais, onde não é difícil conquistar um alcance significativo através de curtidas e compartilhamento dos seus contatos. Se você quiser pode utilizar canais mais avançados de divulgação como e-mail marketing e anúncios por segmentação do público.

Utilize as redes sociais para divulgação e relacionamento com seu público


A redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, WhatsApp, Youtube, Facebook Messenger, Instagram, Skype, Twitter e LinkedIn.

O ideal é explorar as características e potencial de cada uma das redes sociais. Por exemplo o Facebook e Instagram são as melhores opções para maior alcance e divulgação de informações da empresa e conteúdos, já o WhatsApp e o Skype são opções para atendimento e comunicação com seus clientes e pacientes.

Cada rede social possui suas características e peculiaridades, falamos mais sobre como explorar cada rede social no guia de marketing na internet e redes sociais.

Vale lembrar que é recomendado que você sempre utilize as opções de perfil corporativo em qualquer uma das redes sociais, não utilizando seu perfil pessoal para a clínica. Por exemplo no Facebook, não utilizar a opção de perfil pessoal, mas sim uma Fan Page como perfil para o negócio. Cada rede social possui sempre a opção de perfil corporativo e oferece inúmeras funcionalidades a mais voltadas para a divulgação e relacionamento com seu público e clientes.

Faça anúncios na internet


Há inúmeras formas de fazer anúncios ou propaganda na internet, para escolher onde realizar anúncios primeiro é necessário considerar o modelo de negócio e o perfil do seu público.

Considerando que a sua clínica tem atuação regional e o você conhece bem o perfil dos clientes, as melhores opções são o Google Ads e Facebook Ads. Com essas ferramentas é possível direcionar e personalizar os anúncios.

Por exemplo, com o Facebook Ads é possível criar um campanha de anúncios, mencionando os serviços prestados, com uma chamada para contato ou agendamento de um serviço, direcionando o anúncio para mulheres de 25 a 55 anos que tenham interesse em beleza e estética ou então que tenham interesse em pilates, se o seu negócio for um estúdio de pilates. Dessa forma é possível medir e acompanhar de forma precisa os resultados e o retorno do investimento.

Com um investimento relativamente baixo de algo em torno de R$ 50,00 no Facebook Ads é possível atingir um público qualificado de milhares de pessoas, que tendem a ter interesse nos serviços da sua clínica. Tente comparar um anúncio desses com uma campanha em rádio ou jornal, que além de não ser direcionada para o seu público, não possibilita avaliar os resultados.

Como você pôde perceber, não é complicado utilizar a internet a favor do seu negócio. Você pode começar optando por uma das estratégias mencionadas no artigo e seguir avançando de acordo com a evolução do negócio e resultados obtidos.

Outro ponto que vale a pena lembrar é que antes de iniciar a divulgação da sua clínica, é fundamental criar uma marca forte e de qualidade para sua clínica.

Tanto para o planejamento como a execução dessas e outras estratégias de marketing na internet, você pode optar por executar internamente, onde será necessário um certo tempo de dedicação para estudo das ferramentas e execução das atividades, ou pode optar por contratar uma agência de comunicação e marketing, que irá ficar responsável por todo trabalho. Cabe a você analisar sua disponibilidade de tempo e recursos da equipe da sua clínica e também a disponibilidade financeira para investimento. Lembrando que algumas ações podem demorar alguns meses para gerarem resultado.


Fonte de texto: www.soufisio.com.br

Fonte de imagem: www.emarket.ppg.br