A fisioterapia dermato-funcional é responsável pela prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Nela estão inclusos diversos tratamentos que visam promover a estética, qualidade de vida e autoestima do paciente.

A área é regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) desde 2009 com a publicação da Resolução 362/2009 que reconhece essa especialidade e determina que ela só pode ser exercida por profissionais de fisioterapia.
Conheça a seguir mais sobre essa especialidade e quais os procedimentos estão inclusos.

O que é e como funciona a fisioterapia dermato-funcional?
A fisioterapia dermato-funcional é responsável pela análise e tratamento de diversos problemas de natureza estética e reparadora. Entre eles podem ser destacadas as seguintes ocorrências:

• Acnes;
• Flacidez;
• Gordura localizada;
• Celulite;
• Rosáceas;
• Envelhecimento cutâneo;
• Feridas;
• Úlceras;
• Cicatrizes.

Todos esses problemas estão no escopo desse profissional que inicia o atendimento realizando uma investigação dos hábitos e estilo de vida do paciente. Entre as informações coletadas nessa etapa destacam-se:

• Hábitos alimentares;
• Medidas corporais e peso;
• Práticas esportivas;
• Queixas recorrentes.

A partir dessa análise, o fisioterapeuta dermato-funcional tem condições de determinar qual a conduta mais adequada para o caso, o que inclui o tipo de tratamento que será realizado, a duração dele e a frequência do procedimento escolhido.

Quais procedimentos estão inclusos na fisioterapia dermato-funcional?
Dada a extensa lista de demandas que podem ser atendidas por meio da fisioterapia dermato-funcional, o profissional dessa especialidade está apto a realizar uma série de procedimentos relacionados com a melhor estética ou reparação de danos. Conheça os principais a seguir.

Ultrassom
O ultrassom é uma técnica que pode ser usada com o objetivo de combater a presença de celulite e, quando usados cosméticos associados, reduzir a gordura localizada. O procedimento consiste em uma massagem localizada que utiliza um equipamento que aquece na ponta reduzindo os nódulos existentes. O tratamento pode ser aplicado em diferentes regiões, como nádegas, abdômen, coxas e outras. Há também a opção com cosméticos, chamado de tratamento fonoforese, que permite combater a gordura localizada. Nesses casos, o profissional deve avaliar as características do paciente e a situação para determinar a fórmula mais adequada.

Limpeza de pele
A limpeza de pele é um cuidado permanente que deve ser tomado, sendo que ela deve ser realizada profissionalmente quando o objetivo é eliminar impurezas profundas da pele.]Esse tratamento auxilia na eliminação de impurezas, retirada de acnes, controle da oleosidade e combate ao envelhecimento precoce da pele. Ele ainda pode ser usado para melhorar os resultados antes de cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos. Ao realizar a limpeza de pele com frequência, a pessoa garante que ela fique mais limpa, hidratada e renovada, melhorando inclusive os resultados dos cuidados diários, como uso de antissinais e outros.

Drenagem linfática manual
A drenagem linfática manual também está no escopo de procedimentos pertencentes à fisioterapia dermato-funcional e atua na estimulação do sistema linfático visando reduzir a retenção de líquidos, o que melhora o contorno corporal e reduz a gordura localizada.

Essa técnica proporciona diversos benefícios para o corpo, como melhora da oxigenação das células, estimula a circulação sanguínea, elimina toxinas e melhora a aparência de celulites e edemas, podendo ser usada no pós-operatório de alguns procedimentos, como a lipoaspiração.

Massagem modeladora
A massagem modeladora é uma técnica realizada juntamente com a aplicação de cosméticos permitindo a melhora da circulação sanguínea. Como resultado obtém-se a redução de dores, maior maleabilidade dos tecidos e melhor aparência da pele.
Outro benefício do procedimento é que ele viabiliza uma melhor absorção dos cosméticos na pele, como cremes de tratamento e hidratantes.

Peelings
Os peelings, que podem ser de diamante, cristal e químico, são tratamentos realizados com o objetivo de minimizar os efeitos do envelhecimento na pele, como acnes, manchas, rugas e estrias. No procedimento é promovida uma descamação das camadas de células mortas sendo que elas são renovadas por pele nova. Devido usar produtos químicos, como ácido, é essencial que o profissional que realiza o peeling seja qualificado e avalie o caso individualmente.

Quais os benefícios da técnica?
Observa-se, portanto, que a fisioterapia dermato-funcional possui diversos benefícios para os pacientes que se submetem a esses procedimentos, podendo trazer vantagens de diferentes formas. Entre os benefícios que podem ser destacados estão:

• Melhor aparência da pele facial e do corpo;
• Melhor contorno corporal e redução das gorduras localizadas;
• Preparo da pele para receber tratamentos diários, melhorando o efeito dos cuidados em casa;
• Maior satisfação do paciente com a própria aparência;
• Rejuvenescimento do paciente, com eliminação de marcas associados a idade.

Destaca-se, entretanto, que a conduta mais adequada deve ser definida pelo fisioterapeuta dermato-funcional após análise do quadro do paciente, avaliando as insatisfações, características do caso e hábitos.

Existem contraindicações?
As contraindicações podem ser diferentes para cada tipo de procedimento. O que deve ser destacado é que a especialidade não é indicada para pacientes que buscam solução medicamentosa, pois esse profissional não está apto a prescrever receitas médicas.
Também é importante destacar que as técnicas de redução de medidas não são indicadas para pacientes que desejam eliminar grandes quantidades de gordura. Nesses casos, o indicado é procurar uma clínica de cirurgia plástica de São Paulo para verificar a viabilidade de procedimentos com esse fim, como a abdominoplastia.


Fonte do texto: lucianapepino.com.br

Fonte de imagem: institutofisiomar.com.br