O trabalho fisioterapêutico realizado dentro das empresas tem como principal objetivo melhorar o bem-estar dos funcionários, para que o mesmo possa ser proativo nas atividades que lhe são impostas no dia a dia. Tendo também o cuidado em prevenir lesões de hábitos repetitivos e alteração muscular.

Segundo a Fisioterapeuta Ortopédica, Sarah Ludmylla, a principal finalidade da fisioterapia é analisar o ambiente de trabalho e identificar alterações que podem ocorrer, evitando as patologias ocupacionais que poderão arremeter no serviço, sendo conhecida como ergonomia do trabalho.


"O Fisioterapeuta pode realizar uma série de exercícios, um deles é conhecido como Ginastica Laboral, que pode ser feita no início, durante ou no final do expediente, afim de melhorar a saúde do trabalhador e evitar tais doenças ocupacionais", afirma Ludmylla.
De acordo com a profissional a melhor maneira de adquirir uma saúde com qualidade sem empecilhos, como o estresse, o cansaço físico e psicológico é a prática de exercícios físicos, dando uma pausa no seu horário de serviço e caminhar por alguns minutinhos também já ajuda a movimentar o corpo.


"Uma alimentação saudável, consumir bastante água e dormir bem vai ser o sucesso da sua vida. Pois isso diminui as tensões emocionais, melhora a consciência corporal, autoestima e a concentração nas atividades desempenhadas", diz.

Para a servidora pública, Francielly Gonçalves, a empresa está preocupada com a saúde de seus funcionários, pois nenhuma empresa funciona sem a colaboração dos seus servidores, e esta atividade contribui para um bom resultado profissional. "A realização da fisioterapia além de evitar lesões, evita também o afastamento do funcionário, causando prejuízo. Então nós trabalhamos melhor e mais motivado com a empresa", afirma.

Francielly conta que as aulas de fisioterapia têm lhe ajudado no desenvolvimento de sua tarefa profissional. " Para mim as aulas de fisioterapia resolveram para melhorar minha postura, para alongar os músculos que eu uso para trabalhar, como por exemplo, o pulso devido eu mexer no computador. Porque se deixar por nossa conta a gente não alonga todo dia do jeito certo", explica.


Sarah faz um alerta para quem mantem a mesma posição por muito tempo. "A falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga causando dor, esse problema tem efeitos ainda piores em situações de postura incorreta e os dois casos podem provocar dor nas costas", ressalta a fisioterapeuta.


Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: interfisio.com.br