Existem diferentes tipos de pisada, e a sua pisada pode influenciar no surgimento de problemas em várias partes do corpo, principalmente joelhos, quadris, tornozelos e coluna.

Para perceber se você está pisando de modo incorreto, basta observar se o seu tênis costuma desgastar mais rapidamente sempre em uma determinada área, e não de maneira uniforme. E se você sente dores em alguma das regiões citadas, talvez a sua pisada seja a fonte do problema.

Conheça, então, os tipos de pisadas mais comuns, conforme as características anatômicas de cada indivíduo:


- Pronada:
A pronada é também conhecida como "pisada interna". Esse tipo de pisada é caracterizado pela proximidade dos joelhos e ausência de curva nas solas dos pés. Quem pisa pronado acaba realizando uma rotação excessiva para dentro e, normalmente, tende a gastar a parte interna do solado do tênis.

- Supinada:
A pisada supinada é também conhecida como "pisada externa", caracterizada pelo afastamento dos joelhos e a acentuação de curva nas solas dos pés. Quem pisa supinado toca o solo com a face externa do calcanhar e, por isso, gasta a parte externa do solado do tênis.

- Neutra:
A pisada neutra consiste no alinhamento dos joelhos e calcanhares, e gera desgaste de todas as partes do solado do tênis de forma igual, sendo esta a considerada ideal.

Quando a pisada está incorreta é natural o surgimento de vícios posturais que levam ao apoio excessivo de um ponto específico do pé. As consequências desses vícios podem variar, indo desde leões superficiais, como calos e bolhas, até lesões crônicas, como deformidades ósseas, além do surgimento de dores, inclusive nas costas, já que os pés são a base do alinhamento e da sustentação do corpo. Quando o indivíduo pisa errado, portanto, um desequilíbrio corporal é criado.

Esse desajuste pode ser corrigido através de um programa de reeducação postural global e, quanto antes o tipo de pisada é identificado, mais fácil é solucionar o problema através do tratamento.


Fonte de conteúdo: RPG Souchard

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