Também conhecida como "Fisioterapia Home Care", a fisioterapia em casa tem se tornado uma opção crescente entre os pacientes, o que torna o atendimento mais humanizado e individualizado. A fisioterapia domiciliar é bastante atrativa por oferecer comodidade e conforto durante a realização do tratamento. Além disso, em alguns casos, os médicos indicam cada vez mais o tratamento feito em casa pois a presença da família e dos acompanhantes durante as sessões podem significar muito na reabilitação.

Ao contrário do que alguns pensam, na fisioterapia home care não faltam recursos para que o paciente se recupere de lesões e enfermidades. As técnicas empregadas, assim como os recursos como aparelhos e equipamentos, são levadas até a residência do enfermo, tornando a casa um verdadeiro consultório, com condições excelentes para que haja pleno restabelecimento da saúde.

Além da flexibilidade de horários a fim de atender as necessidades de cada pessoa, os pacientes que não têm condições para se locomover de casa até as clínicas de tratamento podem, através da fisioterapia domiciliar, iniciar seus cuidados mais rapidamente, o que ajuda na eficácia da reabilitação dos mesmos.

Entre as principais técnicas utilizadas na fisioterapia em casa, podemos destacar:


- Massagem;
- Ginástica e exercícios específico;
- Tratamentos com água quente ou fria;
- Uso de aparelhos próprios para a reabilitação (balanços, bolas, elásticos, ultrassom, entre diversos outros).

De um modo geral, portanto, a fisioterapia domiciliar proporciona ao paciente:


- Tratamento individual e especializado;
- Comodidade, praticidade e bem-estar;
- Economia de tempo e recursos financeiros;
- Facilidade para adaptar o ambiente domiciliar com as novas necessidades do paciente;
- Aceleração da recuperação.

Fonte de conteúdo: Central da Fisioterapia

Fonte de imagem: Google