O cérebro é considerado o órgão mais importante do corpo, já que é ele que permite que façamos nossas atividades cotidianas e sem ele outros órgãos do nosso corpo deixam de funcionar.

Confira abaixo algumas informações e curiosidades sobre o cérebro que talvez você não sabia:


  • 1- Somos mais criativos quando estamos cansados
    Quanto mais estamos cansados, mais nosso cérebro sente dificuldade de concentrar-se em uma atividade só, além de não conseguir fazer tantas conexões com as informações mais antigas. Esses fatores acabam por nos tornar mais criativos, já que seu cérebro pensará coisas novas para fazer ligações entre elas, em vez de buscar as soluções a partir de informações antigas.


  • 2- O estresse pode mudar o tamanho do seu cérebro
    O estresse pode afetar diretamente o nosso cérebro e até diminuir o tamanho dele. Esse fato foi constatado através de pesquisas com macacos, onde observou-se que os animais em condições de grande estresse por vários meses ficaram com a parte do cérebro ligada ao estresse ficaram "dilatadas", enquanto o restante do cérebro cresceu muito menos do que o dos outros macacos que eram saudáveis.


  • 3- Para o cérebro, a multitarefa é impossível
    Consideramos a multitarefa como a capacidade de mudar a sua forma de pensar de maneira rápida e sem erros, mas no sentido literal, isso é impossível para o cérebro. Para cada tarefa que realizamos, uma parte do cérebro correspondente entra em funcionamento, mas quando trocamos de tarefa, a parte anterior do cérebro é "desligada" para que a área correspondente pela atividade atual seja "ligada". Dessa forma, o cérebro não consegue atuar perfeitamente quando trocamos de tarefas muito rapidamente, fazendo com que pessoas que trabalham o tempo todo com várias tarefas diferentes cometam muitos erros.



  • 4- A visão é o sentido mais apurado
    A visão é o sentido que mais causa influência em nosso cérebro. Ainda que você ouça um texto com atenção, em 3 dias você deverá ter esquecido boa parte dele, mas quando você vê infográficos essas informações ficam retidas no cérebro por mais tempo.


  • 5- Tendemos a gostar de pessoas que erram mais
    Isso acontece porque o cérebro interpreta os erros como uma falha humana, o que faz com que tenhamos mais empatia pelo outro. As pessoas que são muito certinhas e que não aceitam errar transmitem superioridade, o que acaba nos distanciando das mesmas.



  • 6- A meditação é capaz de reconectar partes do seu cérebro
    A meditação é um exercício mental que aumenta seu foco e concentração, mas também possui outros benefícios. Ela é capaz de fazer com que as conexões do nosso cérebro mudem por uns instantes, tornando nossos estímulos e reações mais leves, diminuindo a ansiedade. Além disso, por melhorar nosso foco, conseguimos memorizar melhor as informações.


  • 7- Exercícios físicos influenciam o cérebro
    Os exercícios físicos têm poder não somente sobre nosso condicionamento, mas também sobre nosso cérebro. Cientistas constataram que após meses de atividades físicas regulares, o cérebro de um indivíduo consegue memorizar melhor as informações a longo prazo, solucionar problemas mais facilmente, melhorar a concentração, e além de tudo isso transmitir mais sensação de felicidade.


Fonte de conteúdo: Fisioterapia.com

Fonte de imagem: Google