Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) todas as pessoas já sofreram, ou sofrerão em algum momento de suas vidas, de dores nas costas, ainda que de graus de intensidade diferentes. Em alguns casos as dores são mais leves, em outros podem até dificultar atividades diárias e no trabalho, mas em todos os casos as dores nas costas são incômodas.

Vários são os motivos que podem gerar dores na coluna, e entre eles podemos citar os principais: má postura, desgaste de articulações, movimentos bruscos, inflamações, carregar excesso de peso, obesidade, falta ou excesso de atividade física e movimentos repetitivos. É preciso descobrir a fonte do problema e trata-lo de maneira adequada para acabar com as dores e evitar que a situação agrave e gere maiores danos.


A pessoa que sofre de dores na coluna deve procurar um profissional especializado, médico ou fisioterapeuta, que realizará testes e solicitará exames para saber exatamente qual a causa da dor e traçar um tratamento específico para essa causa através de um programa de reabilitação.

A fisioterapia atua como uma ferramenta eficaz no tratamento dessas dores, e mais, como prevenção das mesmas. Ela ajuda no alongamento e fortalecimento da musculatura responsável pelo sustento da coluna, realinhando as estruturas que podem estar danificadas e diminuindo os sintomas que tanto causam desconforto.

Além disso, o fisioterapeuta ensina ao paciente exercícios e alongamentos de fácil execução que ajudam na reeducação da postura. Ele ainda pode dar sugestões importantes sobre como executar adequadamente suas atividades diárias e até a maneira ideal de fazer atividades físicas.

As dores nas costas são um problema bastante comum, contudo, resolver ou amenizar esse problema requer persistência e disciplina, além da orientação de um bom profissional.



Fontes de Conteúdo: Hernia de Disco, Hernia de Disco

Fonte de imagem: Google