O quiroprático Japonês Kenzo Kase desenvolveu uma bandagem adesiva extensível, batizada de Kinesiotape. Esta bandagem ganhou publicidade mundial em 1988 quando foi usada pelos atletas japoneses nas Olimpíadas de Seul.

Apesar de ser um recurso relativamente recente, a Kinesiotape vem se tornando cada vez mais popular nos consultórios de fisioterapia das mais diferentes especialidades.

Aqui vale uma pequena observação: o nome "Kinesiotape" se refere a uma marca de bandagem elástica funcional (também chamada bandagem neuromuscular proprioceptiva). Esta associação entre o fabricante e o produto é o mesmo fenômeno que acontece quando a gente vai na papelaria fazer uma fotocópia e pede pro atendente tirar uma "Xerox".[/p]

Embora kinesiotape seja a mais famosa, podemos facilmente encontrar outras marcas de bandagem elástica no mercado, como a kinesiosport, Kinesiology Tape, Fisio Tape, etc. Sinceramente, não sei dizer se existe uma marca melhor que a outra. Apesar de falar o tempo todo em kinesiotape, não ganho nenhum "faz-me-rir"do Sr. Kenzo Kase (mas estou aberto a propostas rsrsrsrs).

... mas voltando ao assunto: o mais interessante é que apesar de seu uso em ortopedia e fisioterapia desportiva, a kinesiotape também foi adotada por muitos fisioterapeutas que trabalham em pediatria.

Fonte: O Guia do Fisioterapeuta