Um par de tênis adequado, roupas confortáveis, alguma disposição e você está bem perto de dar os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável.

Para iniciar com segurança, seja seu objetivo abandonar o sedentarismo ou melhorar a performance, certos cuidados são básicos. O primeiro passo é procurar um médico.

"Até quem que vai iniciar um plano de caminhada deve fazer avaliação com um especialista, que pode ser o clínico geral ou o cardiologista", diz o professor de educação física Sidnei Batista, especialista em qualidade de vida da consultoria Ecos – Educação Corporal e Saúde.

Certamente o médico pedirá alguns exames. "Entre eles estão o ergométrico ou o ergoespirométrico, para avaliação cardiovascular e definição das frequências cardíacas de trabalho", explica o professor de educação física Rodrigo Contó Ferreira, diretor técnico da Good Running Assessoria Esportiva, de São Paulo. O objetivo é obter parâmetros para direcionar o treinamento de acordo com a condição física de cada um.

Fonte: Saúde